segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CHOCOLATE


O chocolate é do tipo de guloseima que ninguém consegue ficar indiferente. Causa na maioria das pessoas uma atração fatal. É difícil acharmos alguém que não goste. O aroma, o sabor, a cor, seja ele mais escuro ou branco, na forma de bolos, pudins ou em barras, quase todo mundo é atraído por ele. Desde os pequenos até os adultos, quem resiste a um brigadeiro, a um sorvete ou bolo floresta negra?
Chocolate tem um que de mágico e é sempre associado a boas lembranças e situações prazerosas. Oferecemos bombons à namorada, à professora e para todo aquele a que queremos demonstrar afeto.

Tem gente que quando está triste come chocolate para se alegrar, quando está feliz come chocolate para comemorar. Sei de pessoas que comem chocolate antes do relacionamento sexual porque para elas o prazer fica muito melhor. De acordo com O Projeto de Atendimento ao Obeso - PRATO - do Instituto de Psiquiatria - IPq - os primeiros resultados de uma pesquisa inédita sobre compulsão por chocolate evidenciaram que 22% dos participantes associou chocolate e sexualidade (ou sexo), comparando a sensação de consumi-lo ao prazer sexual.

Não podemos esquecer que Freud explica a relação entre o ato de comer e a sexualidade. Diz ele que o primeiro prazer do ser humano se estabelece na amamentação, onde a boca é o contato entre o filho e a mãe. Desta maneira, a via oral torna-se uma região que desperta a libido.

Como o chocolate está atrelado à sensação do prazer, há pessoas que passam dos limites quando o assunto é comer chocolate e fazem dele um verdadeiro vício, como o fumo, as drogas e o álcool. (63% dos entrevistados da pesquisa acima citada se referiu ao chocolate como droga, dependência, vício ou compulsão).

Dizemos que essas pessoas possuem uma compulsão por comer chocolate.
Compulsivo é todo comportamento que não podemos controlar. A compulsão pode ser definida, neste caso, como o desejo exagerado de comer chocolate. Segundo a mesma pesquisa brasileira, 48% dos entrevistados apresentaram traços indicadores de dependência e consumo abusivo de chocolate.

Assim, pessoas que tem compulsão por comer chocolate, comem sem ter fome e não se satisfazem com o que comem, parecendo um saco sem fundo. Consumem uma quantidade muito grande desse alimento todos os dias (acima de 250g é considerado compulsão), sem o que, se sentem emocionalmente muito mal. O que querem com esse comportamento, é repetir a sensação de prazer para fugir de uma profunda sensação de ansiedade, angustia e sofrimento. Querem eternizar um momento de prazer que serve como um pequeno alívio, como solução para todos os seus males.

Nenhum comentário:

Postar um comentário